terça-feira, 15 de outubro de 2013

Goya chanpuru


 Ingredientes (para 4 porções) ・1 goya (melão de São Caetano) com peso de aproximadamente 250 g ・1 bloco de tofu (300 g) ・1 ovo ・2 colheres de sopa de óleo vegetal ・1 colher de sopa de shoyu ・Sal e pimenta


Modo de preparo:
Despedace, com as mãos, o tofu em bocados, e coloque sobre uma peneira para escorrer a água.
Corte o goya pela metade ao comprido. Use uma colher para retirar as sementes e o arilo (envoltório das sementes). Com a parte cortada para baixo, corte o goya em fatias finas de cerca de 5 mm de espessura.
Coloque as fatias em uma tigela, salpique e misture levemente. Deixe descansar por aproximadamente 5 minutos e, então, enxágue e coloque sobre uma peneira para escorrer a água.
Bata bem o ovo até que as pelotas brancas desapareçam.
Esquente a frigideira e acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal. Retirando a umidade dos pedaços de tofu com um pano ou papel toalha, coloque-os, um a um, na frigideira. Frite os pedaços do tofu em fogo alto até que eles ganhem uma cor bem dourada. Não os mexa. Após dourarem, vire-os e toste o outro lado.
Quando os pedaços de tofu estiverem tostados de ambos os lados, remova e coloque em um prato.
Reaqueça a mesma frigideira. Acrescente a colher restante de óleo e frite as fatias de goya por 1 ou 2 minutos em fogo médio. A dica é não cozinhar demais para manter uma certa consistência.
Coloque o tofu de volta na frigideira e mexa. Acrescente o ovo batido. Mexa em grandes movimentos, tomando cuidado para não desmanchar o tofu.
Tempere com shoyu, sal e pimenta. Desligue o fogo. Antes de servir o prato, caso disponha, espalhe katsuobushi (flocos de bonito seco) por cima. E acrescentar tirinhas de bacon frito(opcional).

2 comentários: