terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sopa de Okinawa de pé de porco (Ashi Tebichi)

Ingredientes:

05 á 6 joelho e pés de porco, pré-cortadas e limpas
12 copos de água
1 pedaço de gengibre do tamanho do polegar, cortada
2 tiras de kombu
8 cogumelos shiitake secos médio
8 daikon médio (nabo), descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 / 4 xícara de molho de soja e miso
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de saquê ou uísque puro(pode se usar awamori)
1 repolho pequeno ou mostarda japonesa, cortadas em comprimentos de 2 cm(pode agrião )
1 punhado de salsa japonesa ou nira

Preparo:

Na véspera, cobrir os pés de porco em água e leve para ferver, Escorra e enxágüe. Voltar para panela os pés de porco e cubra com as 12 xícaras de água. Ferva por 10 minutos em fogo alto. Reduza o fogo para médio por 15 minutos, em seguida, adicione o gengibre. Cozinhe por mais 1 hora ou até que a carne esteja macia. Leve à geladeira pés de porco e joelho deixe descansar.No dia seguinte, retire a gordura que se acumulou . Lave kombu; faça nós cerca de 3 centímetros de distância. Corte em pedaços. Mergulhe shiitake em água morna com uma pitada de açúcar, deixe descansar de 20 a 30 minutos. Reserve o líquido; corte o cogumelo em 4, descartando hastes.
Combine reservados água do cogumelo com estoque suficiente para fazer sete xícaras. Dê de pé de porco, kombu, cogumelos e daikon e cozinhe 10 minutos. Adicione missô, sal e saquê, cubra e deixe ferver uma hora, mexendo delicadamente de 2 ou 3 vezes.

Pouco antes de servir, adicione o repolho ou mostarda. gengibre ralado pode ser servida como um condimento com salsa japonesa e nirá.

5 comentários:

  1. Boa noite gostaria de ter a receita de mimga orelha de porco no vapor,não estou encontrando.seria possivel, este de joelho é muito bom,fiz aprovei.obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite gostaria de ter a receita de mimga orelha de porco no vapor,não estou encontrando.seria possivel, este de joelho é muito bom,fiz aprovei.obrigado.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE , VOCES TEM RECEITA DE UMBUSSA

    ResponderExcluir
  4. Otima receita, dá um pouco de trabalho mas fica uma delícia

    ResponderExcluir